Os 12 meridianos ligamentos-tendinosos que acompanham os meridianos de mesmo nome se distribuem centrípetamente, sem entrar no zang fu, e se atam nas áreas das articulações e tendões musculares, estando intimamente ligados através das funções de atar, concentrar, cruzar e unir. Os músculos e ligamentos dependem de alimentos; o ql e o sangue, através dos vasos e meridianos dos órgãos zang fu, comunicam e controlam as articulações e os ossos, tendo como funções os movimentos articulares e a harmonização e defesa do organismo. Alterações patológicas dessas funções resultam em distensões e flacidez muscular. As contraturas musculares são decorrentes de afecções externas devido ao frio, calor do fígado e da vesícula biliar, disfunções do canal hepático, lesões traumáticas, etc., baseando seu tratamento em expulsar o mal e sustentar o correto, relaxando os tendões e apaziguando a contratura. Por sua vez, a flacidez muscular é causada por patógenos externos de calor, fraqueza do baço e do estômago, lesões e desgaste do yang qi ou lesões causadas por picadas de agulha incorretas, etc., sendo seu tratamento baseado na tonificação do ql e beneficiando o sangue , nutrindo assim os músculos e tendões.
Os 12 meridianos ligamento-tendinosos (12 M.L-T) são um componente importante na teoria dos meridianos, principalmente no que diz respeito à estrutura e funcionamento do sistema de mobilidade do corpo humano. Nossos ancestrais, que estudaram a fundo a teoria dos 12 M.L-T, conseguiram graças a essas investigações não apenas aumentar a eficácia dos tratamentos, mas também avançar no conhecimento dos meridianos.
Em "Lin Shu, Ligamentos-Tendinosos" são descritos detalhadamente os trajetos das 12 vias M.L-T, que em resumo apresentam as seguintes características:
Parte dos ligamentos-tendinosos atingem inclusive áreas que os meridianos de mesmo nome não alcançam, como o |-m do Tai Yang do pé, que é atado em Jian Yu (IG 15) e Wan Gu (VB 12 ) ou o LT do Yang Ming da mão, que envolve a escápula e a une à coluna vertebral.
Individualmente, os caminhos de cada LT são mais curtos que os dos meridianos. É o caso das LT de Sue Yin do pé, que circulam apenas para os órgãos genitais externos. Os LT dos 3 Yang da mão e do pé sobem e se distribuem pela cabeça e face, relacionando os órgãos sensoriais, mas não entram no tórax ou no abdome. Dentro do TL dos 3 Yin da mão e do pé, os TL dos 3 Yin da mão e o Tai Yin do pé entram no ambiente do tórax e do abdome, mas também não alcançam o Zang Fu.
Todos eles têm circulação centrípeta.
Os 12 M.L-Ts começam nas extremidades dos quatro membros e terminam na face e cabeça ou tórax e abdome, circulando em direção centrípeta. Especificamente, os LTs dos 3 Yang da mão vão da mão à cabeça; os TL dos 3 Yin da mão vão de mãos dadas até o tórax; os LT dos 3 Yang do pé vão do pé até a face e os LT dos 3 Yin do pé vão do pé até o ventre. A uniformidade na direção de deslocamento dos 12 M,L-T determina que eles não possam ter a mesma ordem de comunicação que os meridianos (superfície-profundidade) de mesmo nome. Com exceção dos LTs do Shao Yin do pé, que se unem aos LTs do Tai Yang dos pés, os demais LTs não mantêm relações de superfície-pronfundidade.
Eles são atados nas articulações e nas camadas profundas dos músculos. No decorrer de sua jornada, os 12 M.L-Ts se juntam quando encontram as articulações ou a massa muscular. Assim, por exemplo, os LTs do Tai Yang do pé são atados no calcanhar, tornozelo, joelho, isquiotibiais e nádegas, enquanto os LTs do Yang Ming da mão são amarrados no pulso, cotovelo e ombro, e os LTs do Tai Yin da mão fazem isso no Yu Ji (P 10), etc.
Os LTs estão relacionados através das funções de atar, juntar, cruzar e unir. Devido às suas localizações específicas, os 12 M.L-Ts são relacionados por nós e reunidos para aumentar a coordenação entre eles. Assim, no caso do 3 Yang do pé e do Yang Ming da mão, eles são amarrados na bochecha; os LT dos 3 Yin do pé e Yang Ming encontram-se na genitália externa; os LT dos 3 Yin da mão são atados na cárdia (diafragma). Os LM-Ts vizinhos também se cruzam e se relacionam, como o pé Yang Ming LT, que se une a Shao Yang e Tai Yang; o LT do Shao Yang da mão, que se une ao Tai Yang da mão, ou o LT do Shao Yin da mão, que se cruza com o Tai Yin.
O fígado armazena sangue e gera os tendões que unem o corpo, dominando os ligamentos do organismo. O baço domina a transformação, controla os músculos dos membros e junto com o estômago, formam a base dos adquiridos, a fonte da transformação do qi e do sangue. Em "Su Wen, Jing Mai bie luen" é dito: "O qi do alimento entra no estômago, que o distribui para o fígado e é absorvido pelos tendões". Os 12 M.L-T dependem de alimentação, nutrição do sangue do fígado e qi para se empapar e aquecer.
Em sua distribuição, os LTs acompanham os meridianos corretos e suas funções e atividade dependem do fornecimento de qi e sangue pelos meridianos para aquecimento e nutrição, bem como a regulação do qi dos meridianos, incluindo os meridianos Sue Yin do pé, Tai Yang do pé e os vasos Chiao, cuja relação com o LT é muito estreita.
Por sua vez, o Yang Ming do pé é um meridiano rico em qi e sangue, como se reflete em "Su Wen, ue luen" quando se diz: "O Yang Ming é o mar do Zang Fu para dominar a nutrição dos tendões e músculos. O gi da nutrição para a transformação do baço e do estômago percorre o meridiano Yang Ming do pé e nutre e aquece os tendões e músculos de todo o corpo.
Por sua vez, o meridiano Tai Yang do pé e seu L-T têm a distribuição mais extensa em todo o corpo humano, algo que se reflete assim no "Huang Di Nei Jing, Lin Shu ji zhu" quando se indica o seguinte: " Tai Yang qi nasce dentro da bexiga e controla o qi para todo o Yang; Yang qi, quando sensível, alimenta os tendões." Quando o Qi do meridiano Tai Yang do pé está cheio, os LTs se alimentam de seu Yang Qi, contribuindo para que os músculos e tendões elásticos estejam fortes e saudáveis, além de maior agilidade na mobilidade das articulações.
Finalmente, a função dos vasos Chiao é comunicar o Yin e Yang qi de todo o corpo, regulando a mobilidade dos membros; portanto, os movimentos funcionais do LT dependem também da regulação dos vasos Chiao Yin e Yang, de modo que se houver irregularidades nestes vasos extraordinários, um desequilíbrio tensional dos músculos laterais dos membros. Nesse sentido, o "Nan Jing" garante que "quando o Yin Chiao fica doente, o Yang se relaxa e o Yin fica tenso; quando o Yang Chiao fica doente, o Yin amolece e o Yang fica tenso".
Os 12 M.L-T se cruzam, dão nó e se reúnem, distribuindo-se por todas as partes do corpo e conectando os membros da cabeça e do tronco com os sistemas e órgãos, contribuindo para a formação de um organismo coeso. "Su Wen, Wu Zhang Sen Chen" diz: "Todos os ligamentos pertencem às articulações." Os 12 M.L-Ts são presos e atados em todas as articulações do corpo para alcançar a coesão de todo o corpo para que o sujeito possa andar , sentar e coordenar a produção de movimentos.
Em "Su Wen, Ué Luen" é dito: "Os ligamentos e tendões sustentam os ossos e facilitam o movimento". Os tendões, grudados, conectando os ossos, unem-se e dão um nó nas articulações. Graças ao controle e conexão dos ossos que exercem, o corpo pode ser mantido em uma posição fixa de forma permanentemente. Sob a regulação do gi dos meridianos, os LTs Yin e Yang trabalham juntos no forte e no macio, coordenando e regulando os movimentos usuais das articulações do corpo, como flexionar, girar, dobrar, encolher, alongar, etc.
Em "Lin Shu, Jing Mai" é explicado que "os tendões são o suporte; os músculos, a parede". Os tecidos musculares do corpo (duro, macio, tenso ou elástico) preenchem o tronco e os membros, formando o componente externo dos tecidos e sua função é defender contra patógenos externos e proteger os órgãos e sistemas do corpo, bem como os meridianos dos órgãos.
Em "Lin Shu, Jing Chin", após comentar detalhadamente os sintomas das doenças da LT, conclui-se: "Com frio há tensão, com calor os tendões relaxam e há flacidez". Isso esclarece que, embora os sintomas de 12 LM-T não sejam todos iguais, em geral suas alterações patológicas estão relacionadas a aspectos de tensão e flacidez.
É uma alteração patológica dos tecidos musculares do corpo que se caracteriza por contração, entorse, cãibra, inflamação, tensão, aperto, etc. Em suas manifestações clínicas, as síndromes Pi dos 12 M.L-T geralmente se apresentam, com sintomas principais e característicos de dor e contração dos músculos e dificuldade na movimentação das articulações.
Como ao longo de seus trajetos os 12 M.L-Ts também estão atados com os órgãos sensoriais e as 9 aberturas, a tensão dos tendões também pode causar alterações patológicas desses órgãos, como boca torta, olhos abertos, zumbido e dor nos ouvidos, língua dobrada, genitais encolhidos, etc.
O LT do Shao Yin do pé passa pelo interior da coluna até as nádegas, portanto ao tensionar pode causar epilepsia, tremores, convulsões, etc., além de quadros com sintomas característicos como contraturas, cãibras e rigidez do músculos, membros e tronco.
Por sua vez, como os LT do Tai Yin da mão e mestre do coração da mão estão atados e dispersos pelo tórax e epigástrio, sua contratura pode produzir sintomas de opressão da costela direita e tosse com fadiga.
Paralelamente, as contraturas do LT podem gerar “síndromes de Wei” dos tendões (atrofia), como diz Wei Luen em “Su Wen”: “O ressecamento da camada tendinosa causa tensão muscular com cãibra e torna-se Wei dos tendões”. As manifestações clínicas desta doença são cãibras musculares com atrofia, rigidez articular, impotência, etc.
Na clínica, a alteração patológica de amolecimento dos tecidos musculares geralmente se manifesta em doenças como ptose palpebral, paralisia facial, impotência sexual, etc., tendo como principais sintomas a flacidez e fraqueza muscular e impotência dos membros. Assim, temos a doença do tendão Yang Ming do pé: "Com o calor os tendões relaxam e não se abrem os olhos... Quando está quente os tendões relaxam e é difícil encolher, por isso você adoece"; O mal do tendão de Sue Yin do pé: "Os genitais não funcionam, com lesão interna não há ereção... Se ferido pelo calor, haverá uma ereção permanente" (de "Lin Shu, Jing Chin"). Além disso, a folga muscular também pode causar a síndrome de "Wei (atrofia) dos tendões", como diz Wei Luen em "Su Wen": "A flacidez geral dos músculos causa a Wei (atrofia) dos tendões". As manifestações clínicas são: relaxamento e impotência dos músculos, impotência dos membros, etc.
O frio é um patógeno Yin e é caracterizado por causar encolhimento. Os LT, quando resfriados, retraem e produzem contraturas, causando cãibras, dores e dificuldade de locomoção.
Em "Lin Shu, Jing Chin" é dito: "Quando há frio no tendão da bochecha, a bochecha se contrai e mobiliza a boca" e em "Su Wen, Pi Luen" é dito: "Os ataques do 3 qi do vento, frio e umidade, juntos eles se tornam Pi nos tendões, causando a impossibilidade de movimento".
O calor é um patógeno Yang e é caracterizado pela queima, causando facilmente desgaste do qi e danos aos fluidos corporais. A insuficiência de ambos causa a falta de umectação e aquecimento dos ligamentos-tendinosos, o que se traduz em relaxamento e falta de contração. Como é dito em "Lin Shu, Jing Chin": "Quando há calor, os tendões amolecem e há flacidez" ou em "Wen, sen Qi tong tian Luen": "O calor e a umidade não cedem, ao grandes tendões tornam-se curtos e os tendões pequenos são estiram.
Quando há calor no qi do fígado e da vesícula biliar, a tensão é produzida nos tendões; quando há fraqueza do baço e do estômago, surge a flacidez muscular,
O fígado e a vesícula biliar juntos controlam os músculos e tendões do corpo. As lesões causadas por uma alimentação inadequada ou por condições psicológicas geram calor de fogo interno e isso desgasta o sangue Yin, chegando a queimar músculos e tendões, o que resulta em tensões e cãibras. Como é dito em "Su Wen, Wu Zang Sen Chen": "Se você come muita comida picante, há tensão muscular e unhas secas", em "Su wen, Su Wu go Luen": "Ele começa rico , depois pobre, embora não danificado por patógenos, a pele queima e os tendões se dobram, surge atrofia e há cãibras", em "Su Wen, Si She Zi Yi Zhon Luen": "O excesso de Shao Yang adoece o Pi dos tendões e causa aperto nas costelas... Geralmente há tensão muscular e dor nos olhos" e em "Su Wen, Wei Luen": "Quando o qi do fígado é aquecido, a vesícula biliar será expelida e haverá amargura na boca e secura na capa tendínea; quando a capa do tendão secar, haverá tensão muscular e cãibras.”
O baço e o estômago, por sua vez, são a fonte de geração e transformação do qi e do sangue. A nutrição inadequada ou preocupação excessiva (causas psicológicas) danificam facilmente o baço e o estômago e a fraqueza desses órgãos priva o qi e o sangue de sua fonte de geração e transformação, o que resultará na falta de nutrição dos canais e tendões, causando flacidez e falta de controle sobre eles. Como afirmado nas seguintes citações: "Su Wen, Sen Qi Tong Tian Luen": "Se for ingerido o suficiente, os vasos LT são liberados"; "Su Wen, Wei Luen": "Pensando incessantemente e não conseguindo o que se deseja... há uma flacidez geral nos tendões."
Em "Lin Shu, Jing Mai" é dito: "O Sue Yin é o canal do fígado... quando o canal não é nutrido, há tensão muscular". Quando existe um vazio de sangue de fígado ou vazio de qi do canal Sue Yin e não há forma de mobilizar o qi e o sangue, o sangue do fígado não circula pelos canais para alimentar os tendões e músculos, e quando falta nutrição, os músculos e tendões secam e se contraem, produzindo cãibras e rigidez dos tendões e poder chegar a ter espamos na língua, retração dos testículos, etc.
Em "Su Wen, Sen Qi Tong Tian Luen" é dito: "Yang qi, quando macio, alimenta os tendões." Quando recebem nutrição adequada e "calor" do Yang qi, os LTs são macios e elásticos, mas também duros e fortes. Mas se o Yang gi for ferido, os M.L-Ts perdem sua fonte de energia e calor e ficam flácidos e inúteis. Como é dito em "Su Wen, Wei Luen": "Em muitos atos matrimoniais, os tendões e os músculos tornam-se flácidos". Também em "Su Wen, Sen Qi Tong Tian Luen" é explicado: "No Yang qi, quando ocorre uma forte raiva, a substância e o gi são consumidos... os tendões são lesionados e há flacidez."
Lesões por entorses ou exaustão causarão tensão muscular, enquanto ao puncionar a massa muscular haverá flacidez dos tendões.
Na Medicina Tradicional Chinesa, os trauma agudos e lesões de exaustão crônica são referidos como "lesão dos tendões". Os traumas agudos causa retenção de qi e êxtase de sangue. Quando a regulação do qi dos tendões falha, é causada tensão nos tendões, que se manifesta em sintomas como dor e inflamação ao redor das articulações e dificuldade em movê-las. Nas lesões por fadiga crônica, por insuficiência hepática e renal, os tendões e ligamentos não são nutridos, o que causará tensão nos músculos e, consequentemente, contração muscular, dor e dificuldade de movimentação nas articulações.
Por outro lado, se no decorrer de um tratamento com agulhas, ao perfurar os tendões se lesiona o qi dos dos mesmos, isso pode causar flacidez dos tendões, com manifestações como relaxamento muscular, incapacidade de contração e impotência articular. Como é dito em "Lin Shu, Sie Qi Zang Fu Bin Sin": "Ao atingir os tendões, eles amolecem", ou em "Su Wen, Zi Yiao Luen": "Ao perfurar não deve lesionar os tendões, ao ferir o tendão o interior do fígado é mobilizado e ao movimentar o fígado haverá a doença do calor da primavera, que causará o relaxamento dos tendões”.
No "Tai Su" é dito: "Os tendões são alimentados pelo qi do Yin e Yang, não deixando espaço para a comunicação de subida/descida e entrada/saida do Yin qi e do Yang qi, quando o patógeno entra no corpo e ataca os tendões causando doença, não pode ser transportado, então o local da dor é usado como ponto de transporte",
Os LTs acompanham a distribuição dos meridianos e dependem do suprimento de gi e sangue para se alimentar; Ao selecionar os pontos do mesmo meridiano, os canais podem se comunicar e conduzir o qi dos tendões. Em "Tai Su" é dito: "Ming Tang cura doenças dos tendões selecionando os pontos correspondentes dos meridianos para conduzir o qi dos tendões",
O Yang Ming Chuen é o encontro dos tendões e pode relaxá-los e acelerar as articulações, interrompendo a tensão e aliviando as dores. Tai Chung é o ponto Shu do canal Sue Yin do pé e o ponto Yuan do meridiano do fígado, sendo capaz de relaxar os tendões, acalmar a tensão, mobilizar o qi e reduzir a dor.
São pontos de confluência dos 8 vasos extraordinários, que se comunicam com os vasos Yang Chiao e Yin Chiao. As doenças Yang Chiao são caracterizadas pela tensão do tendão Yang e pela flacidez dos tendões Yin: é o caso do pé valgo. Quando o vaso Yin Chiao fica doente, há tensão nos tendões Yin e flacidez nos tendões Yang: é o caso do pé varo. A combinação desses dois pontos serve para regular o qi dos vasos Chiao, relaxar os tendões e acalmar a tensão.
Por exemplo, no caso do calor do qi do fígado e da vesícula biliar, os pontos VL 23, R3, H 2 e VB 43 são escolhidos; em curso de desnutrição do canal hepático, são usados V18, V23, H8, R3, etc.
"Lin Shu, Jing Chin" fala sobre este método de tratamento do Pi dos tendões. Neste caso, a agulha de fogo (agulha quente) é usada. É perfurado com força (penetrar) para eliminar o patógeno frio até que as agulhas alcançem o qien. "Lue Jing" diz: "Agulha de fogo, uma vez perfurada, o fogo é usado para torná-lo quente." Agulha de fogo é o que conhecemos hoje como técnica de agulha temperada.
Em "Lin Shu, Kuang Jen" comenta-se sobre os métodos de punção: "Inserção de Guan é puncionar perpendicularmente nas laterais das extremidades das articulações", ou seja, puncionar próximo às articulações, ao lado dos tendões. A inserção Hué consiste em furar diretamente e várias vezes sobre os músculos lesionados, para então depois solicitar ao paciente que tente ativar a articulação.Finalmente HeGu é uma inserção em forma de “pata de galo” que se realiza introduzindo nas capas grossas do músculo uma agulha de 3 direções.
De acordo com "Lin Shu, Jing Mai": "Quando há excesso se dispersa, quando há vazio se tonifica". Em princípio, infecções externas devido a patógenos frios e lesões traumáticas agudas pertencem à síndrome do excesso e se emprega a dispersão. Da mesma forma, quando o canal hepático não nutre e as lesões traumáticas crônicas pertencem ao quadro de vazio, a tonificação é utilizada. Finalmente, se o calor do qi do fígado e da vesícula é devido ao quadro de vazio com sintomas de excesso, aplica-se o método simultâneo. No pé varo se tonifica o ponto V62 e se dispersa o R6 ; em pé valgus se dispersa o V62 e se tonificao R6.
Em "Lin Shu, Jing Chin" é dito: "Nas inflamações, repita com pungente ." Ou seja, no caso da tensão do tendão, se a inflamação for difícil de eliminar, são utilizadas agulhas de punção para sangrar.
Tonificar o qi, beneficiar o sangue e nutrir os canais e L-T.
Em "Lin Shu, Wei Qi Shi Zhan" é dito: "A área do tendão não é nem Yin nem Yang, não é direita nem esquerda, apenas observa o lugar do mal ". A seleção dos pontos locais pode conduzir os meridianos, ativar o Lo e regular e alimentar o qi dos tendões.
Em "Lin Shu, Jing Mai" diz: "O meridiano Tai Yang do pé da bexiga controla as doenças causadas pelas patologias dos tendões". A seleção de seus pontos pode reativar o Yang gi e aquecer e alimentar os ligamentos tendinosos.